- Descrição:


Blog desenvolvido para expor o tema Albinismo do seminário sobre as doenças genéticas, um trabalho do projeto de inclusão tecnológica na educação pública aplicado pela professora de biologia.

sábado, 5 de novembro de 2011

- Estimativa de ocorrência

Estima-se que uma em cada 17.000 pessoas uma é albina.

- Albinismo em Animais


Os animais albinos, via de regra, não sobrevivem por muito tempo em seu meio natural em virtude de sua debilidade ante os raios solares e ainda porque sua falta de coloração os delata facilmente, quer para suas presas, quer para seus predadores.                                                                                                                                                        
A vida em cativeiro dos animais albinos é, sem dúvida, a única forma de manter sua sobrevivência. Por sua beleza e raridade, tornam-se atração em alguns zoológicos do mundo.                                                                                 
Deve-se diferenciar os animais albinos daqueles que possuem a coloração branca (ou leucísticos), trata-se de animais de pelagem branca mas que ainda assim possuem melanina em seu organismo, como ocorre aos ursos do Ártico.




                                   

- Os Filhos da Lua:

Segundo o site Egnews, uma antiga comunidade na Ilha dos Lençóis no Maranhão ficou famosa em meados da década de 70, quando um programa de TV noticiou a existência de muitos indivíduos albinos naquela comunidade. O motivo foi pesquisado por um especialista no assunto descobrindo que os primeiros habitantes deste local descendiam de uma matriarca albina portuguesa e depois de décadas de isolamento e casamentos consanguíneos, seus descendentes tiveram esta anomalia transmitida difundida entre si.

A revista Isto É salienta que, em relação à década de 80, sobraram poucas pessoas albinas na ilha, muitos morreram de câncer de pele e outros foram embora para cidades vizinhas com receio de enfermidades cutâneas, e os habitantes albinos que ficaram na ilha mantém a tradição de pescar à noite para se proteger do sol, por este motivo, são chamados de Filhos da Lua.

Acesse o vídeo para maiores curiosidades: https://globoplay.globo.com/v/5983889/


Há uma solução para o albinismo ?

O albinismo é incurável. O objetivo do tratamento é o alívio dos sintomas e prevenção de problemas. A pele e os olhos devem ser protegidos dos raios solares. O uso de óculos de sol (com proteção para os raios UV) pode aliviar a fotofobia e prevenir a cegueira, enquanto o uso de protetores solares e a cobertura completa da pele por roupas quando exposto ao sol reduz o risco de queimaduras solares, do envelhecimento precoce e do câncer de pele. Os protetores solares devem conter um fator de proteção solar alto e proteger tanto para os raios ultravioleta A e B.   O albinismo não compromete a expectativa de vida, porém, limita as atividades por causa da intolerância ao sol.

A Esperança

A terapia genética abre uma possibilidade para os portadores do albinismo. No futuro, estes pacientes poderão receber os genes que faltam a suas células "pigmentadoras", em prol da recuperação da capacidade de sintetizar a melanina.

- Principais Sites Consultados: